E se a resposta para os mistério do universo e da consciência for uma só?

Alexandre Magno Teles
4 min readAug 29, 2019

Teorias da física apontam que o mundo quântico pode ser o ponto de encontro do universo, consciência e definir como a realidade é gerada

Se no universo tiver a resposta para o mistério da nossa consciência? Photo by Greg Rakozy on Unsplash

Existem muitos mistérios a serem ainda resolvidos pela humanidade. Uns relacionados ao universo, com seus buracos negros e galáxias infinitas, e até mesmo a possibilidade de outros universos paralelos. Existem também os mistérios relacionados a evolução do ser humano e da consciência e da própria realidade e como ela é gerada.

Sabemos que nosso mundo macroscópico é composto de um conjunto de átomos, mas que a física desvendou, pelo menos em partes, que, ao isolar os componentes vitais da matéria em seu nível subatômico, caímos em contradição e passamos a separar o mundo newtoniano e o mundo quântico, pois o que descobrimos é que as leis de Newton não se aplicam aos mais recentes experimentos da física quântica que mostra a dualidade dos fótons.

Disto surgiram os experimentos mentais como o Gato de Schrödinger, a experiência da fenda dupla e várias demonstrações de que, quando tentamos acessar a natureza das menores partículas possíveis, ela não foi de fato gerada até que a medição e verificação seja feita. Isto significa, que fazendo uma analogia ao mundo macro, as partículas só passam a existir quando a consciência atua na medição, e ela antes da medição era um conjunto de probabilidades, chamado de princípio da incerteza, onde não é mais possível identificar onde o elétron se encontra, que abala toda teoria de Newton sobre a natureza do movimento de um dado objeto.

Bem, muitos vão parar por aqui, pois podem dizer que isto pode ser um absurdo, pois de fato, não faz sentido pensar que um objeto só passa a existir com a observação humana.

Na tentativa de unificar teorias, físicos lutam para que os conflitos da física quântica junto com a Newtoniana façam sentido, pois não podemos considerar que existem mundos separados, a natureza não classifica Newton nem mundo quântico, e o que acontece no mundo micro acontece no macro e também acontece no universo. E daí surge uma idéia unificada das leis que regem o universo.

Resolvendo paradoxo da física quântica com uma mudança de paradigma

--

--

Alexandre Magno Teles

Citizen Scientist and Software Engineer, looking for the limits beyond mind and machine exploring the world