Foto: https://singularityurome.com/

Por que digo isso? Quem sou eu para ir contra o Ray Kurzweil?

Após ler a sua principal obra sobre o tema, How to Create a Mind: The Secret of Human Thought Revealed, ele aponta os princípios da chegada da singularidade, e até conjectura uma possível data em que o processamento das máquinas irá se igualar ao processamento cerebral. No entanto, após ler Homo Deus: A Brief History of Tomorrow, do Yuval Noah, pude ver outra perspectiva totalmente diferente e impactante de como vemos a relação homem-máquina muito mais próxima da nossa realidade atual e um futuro breve.

A inteligência está se separando da consciência

O fenômeno que de fato está acontecendo é a separação da inteligência da consciência, e isto sim está dando o poder às máquinas de realizar tarefas cada vez mais inteligentes. A era da automação mecânica controlada por computador está dando espaço para a interferência da inteligência artificial no nosso dia a dia, tornando a inteligência como um produto.

A inteligência como serviço

O que diferencia nossa inteligência das máquinas? Antes de responder, pense se o que você iria colocar na mesa como resposta é algo que realmente faz parte da inteligência, ou talvez seja um processo separado que chamamos de consciente. Precisamos antes de mais nada diferenciar inteligência de consciência e assim poderemos enxergar a inteligência como algo que as máquinas e a computação está se utilizando para favorecer não só nossas tarefas do dia a dia, como também tomar decisões inteligentes sem necessariamente estarem conscientes.

O ser humano usa bastante de sua inteligência e lógica para jogar Xadrez e foi derrotado por uma máquina não consicente, capaz de processar muito mais informações que ele. Foto: Alexandre Magno
foto: http://bit.ly/2y3qha9

--

--

Citizen Scientist and Software Engineer, looking for the limits beyond mind and machine exploring the world

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store